Hola chicos, ¿todo bien?
Você já ouviu falar das Abuelas de Plaza de Mayo? Pelo título já sabemos que são vovós argentinas. O que será que elas fizeram de tão extraordinário? A Plaza de Mayo, por sua vez, é, talvez, a mais famosa da cidade de Buenos Aires, pois fica diante da Casa Rosada, sede do governo argentino. Vamos entender melhor quem elas são?
Segundo o site oficial* das Abuelas de Plaza de Mayo, o grupo trata-se de uma organização não-governamental (ONG), criada em 1977, cujo objetivo é localizar e restituir a suas legítimas famílias todos os bebês desaparecidos por causa da última ditadura argentina.
Em 1976, os militares deram um golpe e instalaram uma ditadura militar na Argentina. Durante o regime, desapareceram mais de 30 mil pessoas entre homens e mulheres, de todas as idades e condições sociais. Centenas de bebês foram sequestrados juntos a seus pais, também outros que nasceram em cativeiro foram sequestrados de suas mães.
Alguns deles foram entregues a famílias de militares, outros foram abandonados e outros, ainda, foram vendidos.
A missão dessas avós é buscar o filho de seus filhos, hoje adultos, além de seus bisnetos que tiveram o direito à identidade violado. Trabalham, ainda, para que não se repitam tamanhas violações aos direitos humanos e para exigir castigo aos responsáveis por esses crimes.
Há um filme, que até esses tempos atrás esteve na Netflix, o qual retrata exatamente essa história de sequestro e desaparecimento de bebês durante a ditadura militar argentina. Ganhou, inclusive, o primeiro Oscar argentino na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Chama-se "A História Oficial", muito tocante e esclarecedor para quem têm interesse em aprofundar e vivenciar, por meio de personagens que poderiam ser reais de fato, esse momento tão triste da história argentina.
*https://abuelas.org.ar/
*https://abuelas.org.ar/
Vamos praticar? Responda nos comentários!
Aí vão dois exercícios relacionados a este tema:
1) En pocas palabras, respondé en español, ¿qué fueron las Abuelas de Plaza de Mayo?
2) Contanos una historia de heroísmo de tu abuela.
Ficou alguma dúvida?
- Siga o HispanoMundi nas redes sociais:
Instagram: @hispanomundi
Facebook: facebook.com/hispanomundi
YouTube: encurtador.com.br/cewCN
Nenhum comentário:
Postar um comentário